banner

banner

domingo, 16 de setembro de 2012

PODA DOS BONSAIS


http://www.adoroplantas.com/images/bonsai-flor-p.jpg 

Durante todo o período de crescimento do bonsai, teremos de podá-lo para manter a forma geral que deseja obter. Isto é apenas importante para a forma, como também para que a luz penetre bem dentro da massa da folhagem e assim evitar que o nosso bonsai seja uma árvore “vazia” e seca, apenas verde em aparência.

Excepto fazendo um desfolhamento completo, não podemos ver com precisão o que se passa dentro da ramificação. Existem dois tipos de poda: o de manutenção ou estival, e o estrutural ou invernal. O estiver serve para manter a forma adoptada inicialmente. O nosso bonsai está crescendo como queremos e tudo parece indicar que a coisa está indo bem.

A pode estrutural serve para dar a forma ao bonsai, mas também para comprovar se debaixo da folhagem está tudo bem. E é que às vezes, apesar dos nossos esforços e do nosso corte esmerado, ao podar vemos que certos ramos se tornaram demasiado grossos em relação a outros, que a árvore parece evoluir para uma forma diferente do que desejado. Tudo isto é que o se pode detectar perante uma poda invernal.

Na continuação te mostramos dois artigos para que te informes um pouco mais sobre ambos os tipos de poda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário