banner

banner

domingo, 16 de setembro de 2012

PODA DE MANUNTENÇÃO


http://www.adoroplantas.com/images/poda-manutencao-bonsais-p.jpg 


Para este tipo de poda necessitarás de tesouras compridas para entrar dentro da ramificação e de tesouras pequenas para os ramos mais grossos.

Existem constantes no modo de podar e cortar as folhas e os ramos. É importante definir previamente se o teu bonsai tem folhas simples ou compostas, se crescem de modo oposto ou em alternância. A poda se executa sobre os gomos que se vão abrindo, o corte dos ramos é um corte de Verão para manter a forma geral da árvore.

Podemos também proceder a um desfolhamento completo ou parcial. Este desfolhamento dará lugar a novas rebentos cujas folhas serão mais pequenas. Um desfolhamento completo é recomendável ser feito em Junho, apesar de prestando muita atenção de preservar árvore do amparo do sol forte, pois as novas pequenas folhas são muito frágeis. Mas a poda completa apenas deve ser feita em árvores que não tenham sido replantadas durante o ano e em árvores com muita saúde.

Folhas alternas
 
Informando-te sobre a poda, podes ter lido a frase “cortar a duas ou três folhas”. O que isto significa é que se vai escolher a folha por cima da qual que vais cortar. O gomo que se encontra na base da folha dará um novo rebento que terá a orientação exacta da folha. Isto quer dier que há que escolher uma folha que vá para o exterior, que não desponta nem para cima nem para baixo. Deve ir para a esquerda ou direito, dependendo da forma que desejas. Isto é um exemplo dos bonsais Zelkovas, Olmos e Prunus.

Folhas opostas
 
As folhas opostas não são um problema. Os rebentos opostos irão trazer consigo ramos opostos com um resultado que não procuramos. Devemos suprimir um dos dois ramos. Certas árvores não insistem. Outros tratam de refazer um gomo no ramo restante. Há que suprimi-lo antes que se desenvolve e confirmar que não volta a tentar. Os bonsais castanhos são um exemplo disto.

Folhas compostas
 
A folha composta é mais difícil de administrar. Pode ser oposta ou alterna. Ao olhar para ela, podemos chegar a pensar que se trata de um ramo, mas se tiras o que parece ser uma folha, não acontecerá nada. O gomo está na base deste conjunto de “folhas” que deve ser considerado como uma folha inteira.

O desfolhamento
 
A técnica de desfolhamento deve ser feita com muita precaução. Esta dará novos rebentos de folhas mais pequenas, como na Primavera. Terá de proteger a nova folhagem da luz directa, que pode ser um forte contraste para a árvore. Não é estritamente necessário, mas é preferível realizar um desfolhamento parcial. Corta o pecíolo da folha com as tesouras compridas. A parte restante secará e cairá.

Cortar os ramos
 
Para esta operação, utilizaremos as tesouras grossas. O corte deve ser viés e limpo. Não apures o corte. Se o tentares fazer e cortar completamente até ao nível do gomo, te arriscarás a danificar o bonsai. Os pequenos traços de ramo que restaram a não apurar serão mais fáceis de tirar quando estão secos, no Inverno. Podemos fazê-lo com uma luva ou com os dedos

Nenhum comentário:

Postar um comentário