banner

banner

domingo, 16 de setembro de 2012

CUIDADOS DOS BONSAIS


Regas 
 
Regas de bonsais
A água é o principal alimento de um bonsai, pelo que a qualidade da mesma deve ser excepcional se queremos que a nossa árvore esteja saudável e bela. Há que ter cuidado com a quantidade. Se a regas pouco morrerá e se o fazes em excesso, também. Como podes er, o tema da rega dos bonsais é delicado. Demasiada água os fará apodrecer e a pouca os seca. O melhor para não se enganar não é pensar numa quantidade teórica e fixa, mas sim observar bem a planta. Porque cada árvore é diferente. Nem todas estão colocadas no mesmo lugar… recebe a mesma luz… tem a mesma saúde e necessidades… O equilíbrio é delicado.

O substrato deve ser suficientemente drenante. Evita portanto os mantos, já que secam rapidamente ou no caso de ser impermeável poderá acumular demasiada humidade. O substrato mais adaptado é uma mistura de akadama, pozolana, pedra-pomes e cascalho. E cuidado com os mantos “especiais” para bonsai. Apesar de parecerem espectaculares, não são os mais apropriados para o cuidado dos bonsais.


A rega deve ser feita diariamente seguindo a técnica da “humidificação”. Ou seja, regando a planta com uma chuva fina pela parte superior da planta. A água deve percorrer as folhas para a lavar e assim eliminar os elementos prejudiciais (ácaros). Se a regares com água da torneira, deixa esta repousar algumas horas antes de regar para eliminar na medida do possível o cloro e a cal que este tipo de água possui.

Fertilização
  Fertilização de bonsais
O bonsai alimenta-se pelas suas raízes e pelas suas folhas. Através das folhas capta a luz necessária para a fotossíntese, a água e o gás carbónico da atmosfera. Através das suas raízes, a árvore bebe e absorve os minerais e oligoelementos necessários. Se não os encontrar ou se não forem suficientes, crescerá muito lentamente. Ao obter uma quantidade e qualidade suficiente, crescerá mais rapidamente e de forma mais saudável.
O fim da fertilização é recriar uma flora microbiana activa, gerada esta pela associação do oxigénio, as aplicações de adubos orgânicos sucessivos e a decomposição dos elementos orgânicos. Como podemos ver, a fertilização é um elemento importantíssimo para os cuidados de um bonsai.

Devemos fertilizar durante a temporada vegetativa. Ou seja, desde da Primavera até ao Outono. Devemos fazer uma pausa de adubo líquido durante os fortes calores dos meses de Julho e Agosto. No Outono, as árvores fazem provisões para o Inverno, pelo que devemos engordá-las até aos finais de Novembro. São estes depósitos que as ajudarão ao espessamento do tronco e dos ramos, e um melhor agarrar e crescimento na Primavera seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário