banner

banner

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

MANDACARU

http://www.jardineiro.net/images/banco/cereus_repandus.jpg 

  • Nome Científico: Cereus repandus
  • Sinonímia: Cereus peruvianus, Cereus grenadensis, Cereus margaritensis, Cereus remolinensis, Cereus atroviridis, Cactus repandus
  • Nome Popular: Cacto-do-peru, Cacto-monstruoso, Mandacaru, Mandacaru-do-peru, Urumbeva, Urumbeta, Urumbeva-do-peru, Mandacaru-monstruoso-do-peru, Cacto, Cereus
  • Família: Cactaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: América do Sul
  • Ciclo de Vida: Perene
O cacto-do-peru é uma planta de textura semi-herbácea, ereta e colunar. O caule é cilíndrico, segmentado, multilobado, de cor verde-cinza a azulado e pode alcançar até 10 metros de altura. Os espinhos são pardos e se reúnem em número variável em auréolas ao longo das cristas das hastes. As flores surgem no verão e são grandes, solitárias, brancas ou rosadas e desabrocham apenas uma vez cada, à noite no verão. Os frutos são comestíveis, deiscentes e apresentam casca vermelha ou amarela e polpa branca e adocicada, semelhante à pitaia.
Além da forma silvestre, ocorrem ainda variedades bastante interessantes como ornamentais, como a popular montruosus, também conhecida como monstrose, que apresenta um crescimento anormal, estranhamente tuberculado, com auréolas de espinhos distribuídas irregularmente e que pode ser visto na  foto acima. Há ainda formas variegadas, com manchas amarelas do caule, e variedades anãs, que apresentam menor porte.
O cacto-do-peru é uma escultura viva e única. Ele pode ser plantado isolado ou em grupos, em jardins rochosos e contemporâneos. Sua beleza também pode ser ressaltada quando plantado em vasos, adornando interiores, pátios e varandas ensolarados. Por ser uma planta de espinhos pontiagudos, não deve ser utilizado em jardins e outros ambientes frequentados por crianças pequenas e animais domésticos. Curiosidade: A produção de frutos de cacto-do-peru apresenta importância econômica em países da América do Sul e Israel.
Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo leve, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos esparsos. Como outros cactos, o cacto-do-peru não é tolerante à encharcamentos pois suas raízes apodrecem com facilidade. No inverno as regas devem ser reduzidas. Espécie comumente acometida por cochonilhas. Multiplica-se por sementes e estacas, que devem ser reservadas em local sombreado para cicatrizar a superfície cortada antes do plantio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário