banner

banner

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

BEGÔNIA

Características

Esse gênero botânico é composto por mais de mil espécies diferentes de plantas nativas de regiões tropicais, principalmente da América. São encontradas mais comumente no comércio a Begonia elatior, Begonia semperflorens (Begônia cerosa, de jardim ou sempre florida) e espécimes híbridos.
A begônia caracteriza-se por florir abundantemente durante todo o ano, não atingir um porte muito grande e não ser de difícil cultivo, o que faz dela uma das plantas mais comercializadas do Brasil. Embora várias das espécies possam ser cultivadas também em jardins, isto não é muito comum, uma vez que o sol forte causa queimaduras a suas folhas e flores.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Em geral as begônias são comercializadas envasadas, bastando apenas transplantá-las para o local adequado, caso você não goste do vaso original. Tenha sempre em mente na hora de escolher onde plantar que o sol a pino prejudicará essa planta, logo, se pretende fazer maciços em jardins, faça-os sob a sombra de alguma árvore maior.
Algumas espécies podem ser plantadas a partir de sementes, porém as espécies hibridas são estéreis e não produzem sementes, assim sendo, a forma mais usual de procriar begônias é através de estaquia, removendo ramos com folhas e plantando-os.

Tipo de Solo

Utilize solo preparado similar ao encontrado em florestas tropicais, de boa drenagem e altíssima fertilidade. Para isso misture um pouco de areia e fertilizante orgânico, como húmus por exemplo, antes do plantio.De tempos em tempos reforce a adubação com um pouco de fertilizante NPK rico em fósforo e mais um pouco de adubo orgânico, esses dois elementos são bem importantes para manter um solo rico e que atenda todas as necessidades de uma planta florífera. Lembre-se obviamente de não exagerar, o excesso de nutrientes pode também ser prejudicial.

Como Cuidar

Irrigue de forma a manter a planta sempre umedecida, as begônias apreciam lugares úmidos, porém nunca encharque-a, ou poderá propiciar a aparição de fungos. Mantenha-a sempre em lugares mais aquecidos e com pelo menos um pouco de iluminação solar, evitando sempre salas com ar condicionado ou corredores demasiadamente escuros.

                         Flor de Begônia Elatior
http://www.cuidar.com.br/files/begonia-elatior-flor-210x280.jpg




Flor de Begônia
http://www.cuidar.com.br/files/begonia-flor-210x280.jpg



Nenhum comentário:

Postar um comentário