banner

banner

domingo, 23 de junho de 2013

LÁGRIMA DE CRISTO












Imagem: 


Nome Científico: Clerodendrum thomsonae
Família: Lamiaceae
Características Morfológicas: Trepadeira semi-lenhosa, de crescimento lento, que chega a medir 4 metros de altura. Apresenta folhas ovaladas, de coloração verde-escura, com nervuras profundas e bem marcadas. As flores, em cachos, são vermelhas, envolvidas por um cálice branco. Multiplica-se por alporquia (técnica de multiplicação vegetativa usada em plantas eretas que não enraízam facilmente, através de estacas, na qual se estimula o enraizamento de um caule ou ramo; faz-se uma ferida, próxima a um nó e cobre-a com terra preparada ou musgo úmido; após o enraizamento, o segmento é cortado e plantado) e estaquia da ponta dos ramos, após o florescimento.
Origem: África.
Ocorrência Natural: Terrenos arenosos e ricos em material orgânico. Necessita de muita luz (mas não de Sol direto). Não suporta geada.
O gênero botânico Clerodendrum pertence à família Lamiaceae e compreende várias espécies ornamentais, geralmente trepadeiras. Uma das mais cultivadas, junto com o coração-sangrento (Clerodendrum x speciosum), é a lágrima-de-cristo (Clerodendrum thomsonae).

Facilmente encontradas em jardins e projetos paisagísticos, as espécies se diferenciam pelo tamanho das folhas, estrutura, porte, tipo de inflorescências e, principalmente, pelas cores de suas flores (que podem ser brancas, vermelhas, rosas, laranjas e até azuladas).

No caso da lágrima-de-cristo em questão, é vermelha e branca, e floresce na Primavera e no Verão (e costuma atrair mamangavas, aves e pássaros). Essa trepadeira chega a medir 4 metros de altura e se apresenta em cachos. Pode ainda ser mantida como um arbusto se podada regularmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário