banner

banner

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012



http://www.casosdecasa.com.br/wp-content/uploads/2012/03/www.flickr.comq_.png 

Natural do Brasil (Bahia, Minas, Rio, São Paulo ,Mato Grosso do Sul e Santa Catarina) este arbusto escandente é popularmente conhecido como trepadeira.
Lenhosa e muito vigorosa, pode atingir 20 m de altura em seu habitat natural. Ela cresce encostada em grandes árvores e utiliza-se delas como tutores.
São duas  as suas variações:
Spectabilis, ocorre em cores mais intensas: branca, laranja, ferrugem, vinho, sulferina e rosa;
Glabra que tem tons mais suaves, mas que são mais  resistentes ao frio do sul.
Quem primeiro se encantou com esta flor brasileira, foi o almirante Frances  Luis Antoine de Bougainville que passou por aqui pelos anos 1767 e 1769. Ele coletou alguns exemplares desta planta e levou para o rei Luis XlV. Por isto, o nobre  o homenageou  dando a linda espécie tropical o seu nome. Este mesmo rei, foi quem difundiu a planta pelo mundo, com o nome já latinizado de Bouganville. Já o outro nome “primavera”, foi dado por ela florescer nesta estação e também no início do outono.  Na Europa porém, ela dá flores apenas na primavera.
Linda e esplendorosamente colorida, esta é sem dúvida, a trepadeira mais cultivada nos jardins tropicais do mundo inteiro.
Para florir , as primaveras ou bouganvilles, preferem solos férteis e ricos em matéria orgânica e as podas devem ser feitas entre julho e agosto… e como as podas reduzem as floradas  subsequentes, deve-se remover apenas galhos velhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário