banner

banner

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Cacto-bola ou Cadeira-de-Sogra (Echinocactus grusonii)



Nome Técnico: Echinocactus grusonii
Nomes Populares : cacto bola, cadeira-de-sogra
Família :  Família Cactaceae
Origem:  México

Descrição do cacto-bola :

cacto-bola, echinocactus grusonii,  

Cacto globoso que pode crescer até 30 cm de altura, com costelas pronunciadas e sem pontuações na pele, aréolas com espinhos esbranquiçados ao longo das nervuras.
No verão surgem as flores em cor-de-rosa muito vistosas no alto da planta.

Modo de cultivo :

Local ensolarado e solo bem drenado com bom teor de matéria orgânica e areia.

Paisagismo com cacto-bola:

Seu efeito estético é inegável.
O cacto-bola é muito procurado e usado em grandes jardins formando belos conjuntos de cactos em canteiros com pedras e plantas suculentas.
Este cacto preenche bem os espaços junto às outras plantas.

MANACA DE CHEIRO




http://www.jardineiro.net/wp-content/uploads/2011/05/xbrunfelsia_uniflora.jpg.pagespeed.ic.7-3IF5j6R6.jpg

O manacá-de-cheiro, como o próprio nome diz, é extremamente perfumado, além disso suas flores mudam de cor assim como o manacá-da-serra. Inicialmente elas são azul-arroxeadas e com o passar do tempo, vão clareando até tornarem-se brancas. Com isto, durante a floração, o manacá-de-cheiro apresenta um colorido muito especial. O manacá-de-cheiro é muito parecido com o jasmim-do-paraguai (Brunfelsia australis). A floração ocorre na primavera e verão.
É considerado um arbusto, mas com facilidade torna-se uma arvoreta, se eliminarmos as brotações que surgem das raízes, podendo atingir 3 metros de altura. Suas folhas são ovais e lisas. Sua utilização no paisagismo é muito ampla, podendo ser cultivada isolada ou em grupos, tendo-se o cuidado de não plantá-la próxima à dormitórios de crianças e pessoas mais sensíveis, devido ao forte perfume.
Devem ser cultivadas a pleno sol, em solo fértil enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Tolera sombra parcial, aceita bem podas de formação e aprecia o frio. Multiplica-se por estaquia e por sementes.